quinta-feira, 22 de julho de 2010

Há um abismo de diferenças entre ARREPENDIMENTO e REMORSO. O REMORSO é um sentimento. No REMORSO sentimos tristeza pelo ato cometido e nos “mordemos” por dentro, o que nos leva a uma verdadeira crise de baixa auto-estima.. O REMORSO dói na consciência e, embora possamos prometer mil vezes que não repetiremos o erro, interiormente não descartamos a possibilidade de virmos a errar no mesmo ponto novamente. Ou seja, o REMORSO é algo sem frutos, sem resultados efetivos. O ARREPENDIMENTO, ao contrário, é uma atitude, uma decisão que tomamos "voluntariamente" quando percebemos o nosso erro. Ao invés de tristeza e dor, o ARREPENDIMENTO traz satisfação e eleva nossa auto-estima. É apenas uma atitude de mudança de posição. Você vinha num caminho NORTE e nele percebe seu erro, então vira as costas para o caminho NORTE e SEGUE em direção ao caminho SUL, só isso. Essa atitude gera frutos de alegria e paz no nosso interior.
Por que coloquei voluntariamente entre aspas? Porque o remorso é coisa nossa, humana, espontânea, o ARREPENDIMENTO, entretanto, não vem de nós mesmos, é algo de cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fazendo aqui uma pausa e supondo que o texto acabaria aqui, muito provavelmente você perguntaria: " Mas então não falas da liberdade de escrever?" ou algo assim do género, no qual eu respondiria " Se sois livre para escrever, escreve o que queres, além do mais que a opinião é tua, ora essa".